Lowell Mason

Nasceu em 8 de janeiro de 1792, em Med­field, Mass­a­chu­setts.
Mason mostrou um intenso interesse pela música desde a infância. Ele morava em Savannah, Geórgia, de 15 anos, trabalhando como um funcionário do banco, mas que prossigam o seu verdadeiro amor, música ao lado. Estudou com Abel FI, melhorando suas habilidades para o ponto onde ele começou a compor suas próprias músicas. Várias editoras em Boston e Filadélfia rejeitou seus primeiros trabalhos, até que finalmente foi aprovado em 1822 pela Sociedade Handel e Haydn de Boston, Massachusetts, seu estado natal. Nome no entanto, a cobrança sequer levar Mason's:

Eu era então um funcionário do banco em Savannah, e não deseja ser conhecido como um homem musical, como eu não tinha o menor pensamento de sempre fazer música uma profissão.

Mal sabia ele que "rejeitado" coleção acabaria por passar por 17 edições (algumas fontes dizem 21), e vender 50.000 exemplares. Foi adotado por escolas de canto na Nova Inglaterra, e, eventualmente, coros da igreja.

Depois de ver o sucesso de sua obra, o pedreiro voltou para Boston em 1826. Ele também foi diretor de música na Hannover, Verde e igrejas Park Street, alternando seis meses com cada congregação. Finalmente, ele fez um acordo permanente com a Rua Bowdoin Igreja, embora ele ainda mantinha o seu trabalho como caixa do banco americano. Music continuou a puxar-lhe, porém, ele se tornou presidente da Sociedade Handel e Haydn em 1827.

Foi em Boston que Mason tornou-se o primeiro professor de música em uma escola pública americana. Em 1833, ele co-fundou a Academia de Música de Boston, em 1838, tornou-se superintendente de música para o sistema escolar de Boston. Lowell Mason escreveu mais de 1.600 obras religiosas, e é muitas vezes chamado de "pai da música na igreja americana".
Faleceu em 11 de agosto de 1872, em Or­ange, New Jer­sey.
Enterrado em Rose­dale Cem­e­te­ry, Or­ange, New Jer­sey.

No hinário encontramos os seguintes hinos por ele composto:
007 - Bendito o Rei que veio do céu!
231 - Louvemos sempre alegres;
430 - Ó Senhor, Tu me conheces;
433 - Cidadão dos céus.